Morreu na madrugada do dia 5 de julho em Santa Maria, onde estava hospitalizado, um dos grandes nomes da história das artes visuais da Cidade Cultura, Reinaldo Pedroso. O artista, que completaria 79 anos em 17 de setembro, era professor aposentado do Curso de Desenho Industrial da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mas, sobretudo, foi um cartunista pioneiro, reconhecido pelos colegas da região.
Reinaldo Apolônio Pedroso da Silva era natural de Cruz Alta. Formou-se bacharel em Artes Plásticas, opção artes gráficas e licenciatura plena em desenho e plástica na UFSM. De estudante passou a professor, lecionando no curso de Desenho Industrial/Programação Visual (onde também foi coordenador). Durante a carreira de docente, contudo, seguiu produzindo charges, cartuns e crônicas, publicados nos mais diversos veículos de imprensa.
Por meio de nota, a Seção Sindical dos Docentes da UFSM (Sedufsm) expressou o profundo agradecimento pela contribuição histórica de Pedroso à entidade sindical e relembrou que, além de fundador da seção sindical, o cartunista integrou o Conselho de Representantes por diversas vezes e, foi, ao longo de anos, colaborador do Jornal da Sedufsm através de seus desenhos (charges e cartuns).
Em publicação no Facebook, o historiador e professor da UFSM Diorge Konrad, presidente da Sedufsm entre 2006 e 2008, lamentou a partida do amigo. Para ele, Pedroso foi um parceiro de luta sindical e universitária e um dos grandes cartunistas de Santa Maria:
– Se foi um dos grandes da História de Santa Maria, da UFSM e da Sedufsm, um querido amigo e parceiro de tantas lutas e risadas, Reinaldo Pedroso! Meus profundos sentimentos para a família, suas filhas e cada amiga e amigo!
O velório ocorreu na capela F do Cemitério Santa Rita, mesmo local do sepultamento.
* Com informações da Sedufsm